Segundo o influente psicólogo Daniel Goleman, a empatia é um dos cinco componentes fundamentais da inteligência emocional – uma habilidade indispensável de liderança.

Empatia é uma habilidade de liderança, talvez uma das mais importantes, para tornar a sua liderança mais eficaz. No momento atual de pandemia a empatia é indispensável, porque você vai precisar guiar uma equipe diante de uma diversidade de situações, nunca antes experimentada por eles. Sua equipe está com medo, com dúvidas e vivendo na maior incerteza sobre a sua empregabilidade. Ela precisa de um líder, de alguém para confiar e com visão para inspirar e alcançar um futuro melhor.

Praticar a empatia é importante porque nos ajuda a entender como os outros estão se sentindo e pensando, entender as suas emoções durante uma experiência vivida, e para que possamos responder adequadamente à situação que se apresenta.

A empatia melhora a liderança.

A empatia é um dos componentes principais para criar confiança; e a confiança é a base da liderança. Quando você demonstra aos seus liderados que compreende os sentimentos deles, e os aprecia mesmo não concordando com eles, isso cria confiança. A equipe precisa se sentir assim: ouvida e compreendida. Este sentimento aumenta o envolvimento e promove a cooperação elevando a produtividade.

E o que os líderes podem fazer para desenvolver a empatia com a equipe?
Existe uma prática para desenvolver a empatia que sempre ensinamos em nossos treinamentos de liderança. Conheça primeiro as pessoas e depois entenda os processos. Conheça quem irá trabalhar com você, conhecer significa realmente se interessar por elas, suas histórias e suas expectativas. Isso pode ser feito assim:

Agende uma conversa com cada um deles, cuide para não ser interrompido, – desligue notificações de e-mails, whatsapp e outros para não sofrer a tentação de dar uma “olhadinha”. O momento será exclusivo do seu liderado. Tenha “atenção plena”, mostre interesse, faça perguntas. Pergunte e use o…”interessante… conte-me mais….”

Conheça a história dele, e o contexto em que ele vive e seus hobbies, entenda quem o influencia, o que o preocupa e o que gostaria de mudar, entenda as expectativas pelo ponto de vista deles, tanto a de trabalho como a de vida pessoal, suas dores e necessidades, deixe que ele fale e sonhe. Esse é um momento que cria uma relação forte, abra sua mente, permita-se ficar vulnerável e se emocione junto, se o sentimento vier.

O próximo passo, é vocês voltarem para o momento atual; ajude-o a fazer um plano para guiá-lo em uma conquista, ofereça ajuda para acompanhá-lo na execução do plano.

Esse movimento cria uma relação forte genuína que pode alinhar, e até fazer uma mudança em seus próprios pensamentos, talvez você tenha tanta empatia que se sinta responsável por atender as expectativas dele. Neste momento, pare, respire e reconheça os seus limites, ajude-o a seguir o plano, é o que você deve e pode fazer.

Em alguns depoimentos de clientes, eles costumam dizer que após as conversas empáticas identificaram em seus liderados verdadeiros potenciais, que foram mais assertivos na distribuição de tarefas e que a confiança mútua aumentou significativamente.

Em momentos de pandemia: como aumentar, ou desenvolver a empatia com liderados trabalhando em home-office?
Telefone para o seu liderado, entenda como ele está se sentindo trabalhando em casa e os desafios que está encontrando. Compreenda o pensamento dele a partir da reflexão que ele terá com as suas perguntas. Lembre-se que eles estarão com toda família em casa que os pais estão cuidando dos filhos, das refeições, da organização da casa, dos deveres de escola dos filhos – que estão tendo aulas online, e que nem todos possuem um escritório para trabalhar isoladamente.

Entenda que a internet está sendo compartilhada, e que a conexão pode ficar mais lenta, talvez você tenha que adaptar os horários para fazer reunião. enfim, é sobre isso que você vai conversar. Sobre a realidade dele naquele momento e se você fizer isso com toda atenção vai identificar algo que pode fazer para colaborar, e tornar as coisas mais leves no momento. E mesmo se ele não precisar de nada e você também não tiver como colaborar, ele se sentirá acolhido com o seu interesse pelo bem-estar dele, você também vai se sentir bem por ter cooperado fazendo isto – dando apenas um telefonema. Ah! A Confiança já terá aumentado, com um simples comportamento empático.

Imagine que quando toda equipe retornar ao trabalho, você terá uma equipe confiante, você terá retido e desenvolvido novos talentos, a partir da confiança e ações direcionadas, entendidas e aceitas. Ao praticar a empatia não só você se envolve em comportamentos úteis, como as outras pessoas também ficam mais estimuladas a te ajudar.

Muitas vezes a oportunidade de ser empático se apresenta para você sem que você programe nada. Pronto, você tem na sua frente alguém abalada por algo que não deu certo, envergonhada ou até chorando e nesse caso, siga as regras:

  • Desenvolva Presença – coloque seu foco na pessoa ouça atentamente sem se distrair.
    Estar presente significa doar o seu tempo para que os outros tenham o próprio momento, isto ensina a auto regulação e a ser paciente, que é outra habilidade necessária na liderança.
  • Não julgue, e elimine as inferências – Vai ser um desafio entender por que alguém está agindo, pensando e reagindo daquela maneira. Talvez algumas reações podem até te deixar sem saber o que responder. Entenda somente aquele momento, não leve em conta nenhuma informação além daquela que você está ouvindo. Tranquilize-se. Está tudo certo. Você não precisa responder, o seu objetivo é ouvir e entender. A empatia não julga ou faz suposições.
  • Tenha interesse pelo outro.
    Seja curioso sobre o que o outro está falando, faça perguntas, estimule para que ele fale mais. Quando você ouve com interesse você aprende sempre mais e poderá ter novos insights. Conhecendo o outro, tendo empatia, será mais fácil conseguir que ele faça o que tem que ser feito. A empatia favorece a ação em todos os sentidos.
  • Deixe claro que entendeu o que o outro falou – Você pode fazer isso repetindo claramente o que ele disse, ou com gestos de afirmação, expressões do corpo, afirmando com a cabeça e um olhar sincero. É isso, empatia é uma conexão que você faz em um momento presente. Pergunte: “O que eu posso fazer por você?” “O que a empresa pode fazer por você?” Talvez ela responda. “Nada”., talvez ela só precisasse ser ouvida… E você acabou de ter um momento de empatia!A empatia cria laços, quando você se importa realmente com o outro, cria conexões que são capazes de atender seus interesses e perspectivas. É claro que você vai precisar praticar e ser persistente.

Mas vale a pena o esforço. O poder da empatia com a sua equipe ou com os seus gestores ajudará a desenvolver clareza e honestidade, o que pode fazer a sua liderança se tornar poderosa para obter resultados incríveis nos negócios e na sua carreira.


Mari Lannes – Sócia-Diretora TOTAL Corporate