Como em um jogo de xadrez, as peças se movem de maneira diferente dentro de um tabuleiro. E cada uma delas pode ter bastante relevância dentro de uma jogada e ser extremamente desafiadoras aos oponentes. O mesmo vale sobre a forma como as mulheres percebem a realidade corporativa e como que isso se espelha na liderança que elas promovem dentro da empresa.

Ocorre que trabalhando por oito anos com processos de desenvolvimento de liderança e carreira, em empresas de todos os tamanhos, com gestores e líderes (sejam eles homens ou mulheres), fomos solicitadas a desenvolver temas comuns às mulheres que são considerados desafiadores e prioritários à carreira delas dentro do ambiente empresarial.

Essa percepção veio durante a realização de treinamentos mistos. Durante os intervalos, ou após os encontros, muitas mulheres abordavam especificidades de comportamentos e habilidades que concernem ao mundo feminino e que poderiam ser considerados diferenciais dentro do treinamento. Porém, por estarem diante de homens, não se sentiam à vontade para compartilhar com todos da turma.

Dessas conversas em particularidade, ascendeu um tema central: Por que tão boas e por que tão poucas nas altas lideranças? Nos debruçamos sobre a questão não só refletindo sobre as nossas próprias carreiras e experiências como também estudando o tema dentro do âmbito empresarial. Percebemos que não bastava um treinamento padrão, como os que são realizados em encontros mistos.

Percebemos que precisávamos da base da neurociência para puxar o fio, aplicando-a em todo o treinamento dentro do contexto feminino. Assim, organizamos encontros que abordam a liderança positiva, carregada de autenticidade, coragem, visão estratégica, negociação e a capacidade de refletir e construir a sua própria identidade de liderança. É um programa que nos move não apenas enquanto gestoras e coaches como também como mulheres de sucesso e de forte liderança.

Queremos, com esse treinamento, dar às mulheres participantes a segurança necessária para que ela tenha o poder de uma rainha do xadrez. E todas sabemos o quão importante é essa peça dentro do tabuleiro, certo?

Entre no nosso site e entenda tudo o que vai acontecer durante o treinamento que inicia no dia 15 de junho. Serão 6 encontros, todos on-line, com duração de 3 horas cada um deles.

Luciane Lamour e Mari Lannes