O significado emocional que nosso cérebro associa a um determinado processo se correlaciona com seu sucesso.

Em um experimento com três grupos de ratos, os do primeiro grupo foram mantidos em um espaço relativamente confinado; os ratos do segundo grupo podiam andar livremente e correr sempre que quisessem; e os do terceiro grupo foram forçados a permanecer em uma roda de corrida por um certo número de horas por dia. Apenas os ratos do segundo grupo desenvolvem novas células cerebrais em resposta ao exercício. Isso teria ocorrido por meio de uma combinação de oxigenação e do fator neurotrópico derivado do cérebro (BDNF), mas apenas na presença do desejo de realizar essa atividade.
Isso ilustra o efeito da mente no corpo. Essa é a explicação de coisas como:

  • Pessoas tendo que aceitar processos, como coaching
  • Conquistar corações e mentes com uma nova visão de negócios
  • Por que as pessoas têm mais probabilidade de atingir as metas que estabeleceram para si mesmas, mesmo que sejam metas mais difíceis do que as que você definiu como seu líder
  • Por que a McKinsey escreve sobre como aumentar o “quociente de significado” envolvendo as pessoas com uma história pela qual elas se importam e dando a elas um senso de escolha.


Tradução livre: Neuroscience for Leadership Harneshing the brain gain advantage (pág. 37)